CASAMENTO, daminhas e pajens

8 Dúvidas esclarecidas sobre Daminhas e Pajens

06 de setembro de 2017

1 – Qual a idade ideal para daminhas e pajens?
Crianças pequenas emocionam muito mais os convidados mas o risco dela “travar” e não entrar é grande então prefira crianças entre 5 e 12 anos de idade e de preferência que tenha uma certa intimidade com o os noivos, assim a timidez é menor na hora H… você pode optar por colocar uma maiorzinha de mãos dadas para conduzir os pequenos até o altar e se ela levar um brinquedo, um doce ou um balão na mão não ficarão tão concentradas nos rostos estranhos dos convidados olhando fixamente para elas.

2 – Tenho muitas crianças na família e entre amigos, como escolher?
Basta escolher as que você tem maior afinidade, não somente com os pais mas também com as crianças para que elas não fiquem constrangidas e se sintam a vontade com os noivos.



3- Quantos pajens e daminhas posso ter?
Esse quesito é semelhante a quantos padrinhos deve ter…. tudo depende do tamanho do espaço da cerimônia e se vai acomodar todas confortavelmente no altar. Não há um número exato, tudo depende do que você pretende com cada criança, pode ser uma para as alianças, outra para as flores, uma outra para conduzir os pequenos e assim por diante.

4 – Devo pagar as roupas dos pajens e damas?
Não há regras mas se os pais não tem condições, os noivos deve sim custear todo o traje assim como buquês, tiaras, almofadinhas que as crianças usarão na cerimônia.

5 – Preciso ensaiar as crianças para a cerimônia?
No próprio dia do casamento alguém pode dar as instruções aos pais e a elas. Peça para chegarem um pouco antes para se familiarizarem com o ambiente. De preferência, peça para os pais ficarem lá na frente perto do altar, assim quando as crianças entrarem logo verão os pais e entrarão mais confiantes.

7 – Posso escolher adultos em vez de crianças?
Pode sim! Esse costume é muito utilizado nos Estados Unidos mas está ganhando força agora no Brasil, no meu casamento mesmo eu tive pajens, daminhas mas quem levou minha aliança até o altar foi minha irmã, veja as fotos aqui. Eu acho que um adulto traz um significativo a mais a cerimônia.



8 – Como escolher a roupa ideal para eles?
Acima de tudo, a roupa das crianças devem ser confortáveis pois com certeza elas vão correr e brincar na festa então escolha vestidos que combinem com a decoração (tons pasteis para o dia e um pouco de brilho para a noite) os pajens podem usar o mesmo traje que o noivo.

duvidas-sobre-daminhas-e-pajens

0 comentários
Compartilhe:
Escreva seu Comentário