Quem deve pagar pelo casamento: O noivo ou a noiva?

Parece meio ultrapassado falarmos desse assunto em pleno século XXI mas o fato é que muitas famílias ainda levam essa tradição a risca então é bom apresentarmos as possíveis soluções para diversos tipos de situações.

Antigamente as mulheres não trabalhavam fora, elas eram cresciam sabendo que se casariam, teriam filhos, cuidariam da casa e do marido e ponto final. Sabendo disso a mãe bordava, costurava e  fazia todo o enxoval da noiva. O noivo por sua vez era responsável pelo sustento da nova família assim como prover a moradia e os móveis.

Quando a moça encontrava um bom rapaz, trabalhador e responsável eles ficavam tão felizes que davam uma festa. Sim, quem dava a festa era a famila da noiva e não os noivos. Ou seja, quem arcava com todas as despesas da festa era os pais dela. A festa era a alegria dos pais por estar casando uma filha.

Nos dias atuais, tanto o noivo quanto a noiva trabalham fora e possuem suas rendas, além do que os mais interessados em dar uma festa de casamento são os próprios noivos e não mais os pais, tanto que alguns convites são os noivos quem convidam “juntamente com os nossos pais…” e não mais como antes “convidam para o casamento de seus filhos…”

Dependendo da renda de cada um, pode-se setorizar o que cada um vai pagar, quem vai fazer o que ou simplesmente juntar os interesses comum e dividir as despesas. Seja para um apartamento, uma viagem de lua de mel ou a festa de casamento.

Dica: Sentem e conversem sobre como vão querer a festa de casamento, quantos convidados, quanto pretendem pagar e façam um orçamento junto ao buffet e fornecedores, depois dos valores exatos em mãos vocês vão poder negociar sobre como será o pagamento, se a família vai ajudar, se só os noivos vão pagar, se será tudo dividido meio a meio ou uma das partes ficará com a “fatia maior”.

Não há regras para quem paga o que. Basta sentar e conversar, é muito importante que haja transparência e honestidade ao que se refere a vida financeira do casal. Lembre-se que vocês irão lidar com dinheiro pelo resto das suas vidas e talvez tudo comece com a festa de casamento.

Imagem: (via)

Anúncios

Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s